Ao longo dos últimos anos a DORP do PCP tem vindo a alertar para problemas em várias instalações do Ensino Superior do distrito. O sucessivo adiamento de obras em algumas origina situações deploráveis e completamente inaceitáveis, com Faculdades e Institutos a precisarem de obras e alterações urgentes, com estruturas velhas e sobrelotadas, sucessivas faltas de materiais e materiais velhos e obsoletos, o que confirma a falta de condições e de investimento do Estado no Ensino Superior.
É exemplo a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em que o edifício está completamente degradado tendo já, mais do que uma vez, chovido no seu interior. Vários alunos frequentam cursos sem áreas de trabalho destinadas e muitos deles vivem diariamente sufocados em espaços de trabalho exíguos.
O edifício da Escola Superior de Música Artes e Espectáculos está num estado de degradação tão avançado que representa um perigo para alunos e trabalhadores que o frequentam.
Na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras há janelas que não funcionam, sistemas de refrigeração das salas de aula avariados ou inexistentes, espaços, por vezes, sujos e casas de banho avariadas a somar a turmas grandes com salas de aula completamente lotadas sem condições para receber tantos estudantes, muito menos fazer cumprir o distanciamento social necessário.
Os velhos problemas – nunca antes resolvidos – intensificam-se. As novas exigências colocadas pelo surto epidémico de COVID-19 comprovam a urgência de investimento no Ensino Superior de forma a garantir que os estudantes podem retomar com segurança. As aulas presenciais têm de ser retomadas. O ensino à distância não pode de maneira alguma substituir as aulas presenciais camuflando os reais problemas que os estudantes atravessam diariamente.
A DORP do PCP alerta que, para lá de questões de fundo só ultrapassadas com um significativo investimento no Ensino Superior, é urgente encontrar soluções para que o ano lectivo se inicie com condições de funcionamento, sanitárias e de segurança em todas as escolas da Universidade e do Politécnico do Porto.
Porto, 13 de Agosto de 2020
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP