Com o lema «Cultura para todos, cumprir a Constituição», mais de 70 pessoas participaram, no domingo, 22, num protesto em frente ao Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, para exigir a adopção, por parte do Governo, das medidas necessárias à reposição da gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais aos domingos e feriados, até às 14 horas, para todos os cidadãos residentes em território nacional.
A reivindicação advém da proposta, apresentada pelo PCP, de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 e que contempla esse mesma gratuitidade. Apesar de aprovada na Assembleia da República (AR), ainda que com os votos contra do PS, e de dever entrar em vigor no primeiro dia do ano, o Governo vem protelando a aplicação da medida.
Nesta acção, promovida pela Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP, intervieram as deputadas Diana Ferreira e Ana Mesquita. Presente esteve também Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU à Câmara do Porto.
No dia 20, durante uma audição com sete estruturas ligadas às artes do espectáculo, realizada no dia 20, no Porto, Diana Ferreira deu conta do trabalho institucional que o Partido tem desenvolvido relativamente ao cumprimento do princípio de um mínimo de 1% do Orçamento do Estado ser afecto à cultura. Entre outros problemas, os agentes culturais denunciaram a desadequada e injusta política de concursos prosseguida pelo Governo PS.