Área Metropolitana do Porto
Por proposta da CDU, Assembleia Metropolitana exige...
Perante os gravosos conteúdos da proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2011, a CDU diligenciou junto das demais forças políticas na Assembleia Metropolitana no sentido da realização de uma sessão extraordinária deste órgão para debate dos impactos do OE 2011 na Área Metropolitana do Porto.
ver intervenção de Belmiro Magalhães
Os eleitos da CDU levaram à discussão as injustiças que a proposta de OE 2011 agrava, afirmando que "se trata de um Orçamento que espelha a promiscuidade entre PS/PSD e os grandes grupos económicos e financeiros". A CDU descreveu detalhadamente o desinvestimento público previsto, que "vai hipotecar os principais projectos anunciados", como a expansão do Metro, mas também muitos pequenos equipamentos de proximidade, como centros de dia, creches e esquadras.
Para a CDU, torna-se ainda "mais importante que a Assembleia Metropolitana defenda os interesses da Área Metropolitana, porque a Junta Metropolitana, em particular o seu Presidente, são mais um representante do Governo junto da região do que uma representação da região junto do Governo". A CDU denunciou que a Junta Metropolitana tem sido "cúmplice" do Governo, do PSD e CDS/PP, nas piores medidas contra a população da Área Metropolitana, como se demonstra pelo seu acordo de principio com a colocação de portagens nas SCUT.
A Assembleia Metropolitana aprovou, com 30 votos favoráveis e 21 abstenções, uma moção da CDU que reclama ao Governo e à Assembleia da República que a expansão da rede do Metro do Porto seja consagrada no OE 2011.
PS, PSD e CDS/PP rejeitaram as outras duas propostas de deliberação da CDU, sendo uma deavaliação critica geral da proposta de OE 2011 e outra relativa à necessidade de consagrar verbas para o avanço do Centro Materno Infantil do Norte.