O momento político e social continua marcado pelo acentuar das injustiças e desigualdades sociais, pela crise, desemprego e incerteza.
O PCP, em Vila Nova de Gaia, continua a intervir no sentido do esclarecimento, mobilização e afirmação da alternativa e de um novo rumo político para o nosso País, seja através de notas públicas, edições de documentos, encontros com associações e colectividades envolvendo deputados e eleitos municipais, seja no contacto permanente com com as populações, com a preocupação de dar voz e força à luta pelos direitos de quem trabalha e exigir respostas aos graves e crescentes problemas sociais.
De facto, o desemprego registado no IEFP é largamente superior à média nacional, sendo de 17%, ultrapassando já o número de 27 mil. O novos postos de trabalho criados são em regra sem qualificação, no sector de serviços, mal remunerados e precários. Não é por acaso que, segundo os dados oficiais Portugal é, na União Europeia, o terceiro país com mais alta taxa de precariedade. Em algumas zonas do concelho os índices de desemprego são ainda mais elevados, atingindo, por exemplo, Vila d'Este 27% da população activa.
Neste contexto, uma delegação do PCP, que integrava os deputados Honório Novo e Jorge Machado, avistou-se com diversas associações, IPSS e outras entidades de Vila d'Este, designadamente com a Associação de Proprietários e o Projecto Agir XXI, tendo os deputados assegurado que levarão vários problemas colocados à Assembleia da República.
No último fim de semana realizou-se a Caravana de Verão do PCP nas praias de Gaia, uma acção de esclarecimento sobre as consequências do PEC 1 e 2, acordados pelo PS e o PSD.
Os militantes comunistas encontraram apreensão quanto ao futuro, descontentamento e revolta na generalidade das pessoas contactadas, deram a conhecer as propostas alternativas do PCP para vencer a crise e apelaram a uma grande participação na Jornada Nacional de Luta da CGTP, marcada para 29 de Setembro., centrada em Lisboa e no Porto.
As consequências do PEC começam agora a sentir-se:
Em Julho os trabalhadores constataram o roubo nos salários, através do IRS, e a população sente já o aumento do IVA nos bens de primeira necessidade e todos os outros. Em Agosto, o ataque centrou-se nas medidas de redução das prestações sociais, nomeadamente para idosos, crianças e pessoas sem rendimento, no valor do subsídio de desemprego - que é um direito e não uma esmola! - concretizou-se o encerramento de escolas e de serviços de saúde, enquanto se preparam privatizações de empresas públicas e a introdução de portagens nas SCUTs.
Gaia começa também a sentir outros efeitos do PEC :
- Adiamento do investimento público na concretização da 2ª fase do Metro;
- Atrasos na construção do novo Centro Hospitalar, adiando a promessa da sua inauguração em 2013;
- Agravamento da situação nas MPMEmpresas;
- Embora ainda não se conheçam, em toda a extensão, os cortes nas transferências para as autarquias, já se anunciam cortes nos apoios a numerosas associações, colectividades e instituições de solidariedade social.
O PCP já levantou estes problemas na Assembleia da República e na Assembleia Municipal e solicitou uma Reunião Extraordinária deste órgão.
Apesar desta intensa actividade, a CC de Gaia constatou o sistemático silenciamento a que é votada pela Comunicação Social dominante.
As teias de compromisso, de dependência com o poder políticos são determinantes para esta ausência que empobrece a vida democrática no Concelho de Vila Nova de Gaia. Não desistiremos de lutar pelo dever de informar, com pluralidade e isenção a que a comunicação social está sujeita.
A luta de massas, a luta organizada dos trabalhadores e das populações assume hoje, como no passado, um papel fundamental no processo de resistência e de exigência de um novo rumo político ao serviço dos trabalhadores e do Povo.
ANTÓNIO DIAS LOURENÇO, HISTÓRICO DIRIGENTE DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Morreu António Dias Lourenço, histórico dirigente do Partido Comunista Português, herói da causa da Liberdade,da Democracia, do Socialismo e destacado resistente anti-fascista.
Para além de outras tarefas partidárias é de destacar a responsabilidade pelo «Avante!», Órgão Central do PCP, de 1957 a 1962, ano da segunda prisão, e seu Director desde a publicação do primeiro número legal em 1974 até 1991. Foi Deputado entre 1975 e 1987, tendo feito parte da Assembleia Constituinte. Preso duas vezes, em 1949 e 1962, Dias Lourenço passou 17 anos nas prisões fascistas, tendo protagonizado uma das mais audaciosas fugas ao evadir-se do Forte de Peniche em 1954.
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, certa de exprimir os sentimentos dos militantes e de muitos outros democratas, manifesta a sua consternação pela sua perda, reafirmando a vontade e empenhamento deste colectivo partidário em honrar o seu exemplo de luta e a sua inabalável confiança no ideal comunista.
PCP DE GAIA NA FESTA DO AVANTE!
Continua,entretanto, a preparação da Festa do Avante! deste ano. Dando continuidade à valorização do produto de excelência deste Concelho, terá grande visibilidade o Vinho do Porto e a mensagem política associada à comemoração do 120º aniversário do 1º de Maio. Todo o trabalho associado a esta Festa!, que é o maior evento cultural que se realiza neste país, envolve já mais de 100 militantes e amigos de Gaia que com o seu empenho e dedicação contribuem para o espírito de solidariedade e fraternidade que são apanágio da Festa!
A todos os interessados, se informa que diversas excursões partirão do Centro de trabalho do PCP em Gaia (Avª. da República, 664 – 22 379 43 45) na Sexta e Sábado.
Vila Nova de Gaia, 11 de Agosto de 2010
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP