![av_republica av_republica](/images/stories/documentos/vngaia/av_republica.jpg)
A situação económica e social do país agrava-se, surgindo novos e perigosos processos de chantagem sobre os trabalhadores e o Povo.
Neste quadro actual, a luta organizada dos trabalhadores e do Povo ganha especial importância, como se pôde verificar pela grandiosa manifestação do passado dia 29 de Maio.
Esta grande jornada de protesto, que contou com mais de 300 mil pessoas nas ruas de Lisboa, é a resposta popular que espelha o descontentamento e a oposição a este rumo político. É também o reflexo do crescimento do caudal de exigência de novas políticas, capazes de corresponder às necessidades das populações, e não às do grande capital financeiro e especulativo e/ou do grande patronato industrial e da distribuição.
A Comissão Concelhia do PCP de Vila Nova de Gaia saúda todos os trabalhadores, em especial os de Vila Nova de Gaia, que participaram nesta manifestação, que pela sua dimensão, combatividade e grandiosidade é um claro sinal de esperança num Portugal com futuro.
2.
O PCP está a organizar uma manifestação no Porto, que contará com a presença do Secretário- Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, com o objectivo de contestar o PEC e todas as medidas propostas que atacam os direitos dos trabalhadores e do Povo.
Esta acção, embora sendo uma iniciativa do PCP, está aberta à participação de todos aqueles que acreditam que é possível um outro rumo e um caminho de progresso para Portugal; aberta à participação de todos aqueles que anseiam pela ruptura com as políticas da crise e que estão comprometidos, actuantes e solidários com as justas lutas dos trabalhadores e das populações.
O PCP apela à participação de todos nesta acção, que terá lugar no próximo dia 19 de Junho, com partida às 15.30h do Jardim da Cordoaria do Porto, em direcção à Ribeira.
Em Vila Nova de Gaia estão a ser organizadas pré-concentrações que partirão de diferentes freguesias e do Centro de Trabalho do PCP em Vila Nova de Gaia.
3.
A Comissão Concelhia do PCP de Vila Nova de Gaia destaca ainda a realização das seguintes iniciativas locais:
8 e 9 de Junho – acções contra a privatização da Ferrovia, no seguimento de uma Campanha Nacional , com uma forte expressão também em Vila Nova de Gaia (considerando as pretensões do Governo e do Executivo Camarário no que respeita à privatização da Linha do Norte e ao futuro do Metro do Porto, nomeadamente à Linha Amarela de Vila Nova de Gaia);
23 de Junho – noite de S. João no Centro de Trabalho do PCP, em Vila Nova de Gaia;
26 de Junho – Tribuna Pública, em Arcozelo, contra o PEC e sobre as suas consequências, designadamente no aumento da pobreza e da exclusão social;
4.
Realizou-se no passado Sábado, dia 05 de Junho, a Assembleia de Organização de Vilar de Andorinho. Nela foram traçados objectivos de intervenção local e objectivos de reforço da Organização partidária. Estão também agendadas para o corrente mês as Assembleias de Organização de Oliveira do Douro e do Sector de Empresas.
Esta actividade contínua, a discussão e apuramento colectivo das orientações, a eleição de organismos de direcção da base ao topo, são sinais da vitalidade do PCP, da sua força e capacidade de intervenção.
a Comissão Concelhia do PCP de Vila Nova de Gaia