Várias dezenas de utentes concentraram-se em frente ao Centro de Saúde de Soares dos Reis contra o seu encerramento.
A unidade de cuidados de Saúde Personalizados Soares dos Reis- (UCSP, conhecida pelos utentes como Centro de Saúde) e o SASU encerraram os serviços no mês passado, não tendo sido dada qualquer informação aos eleitos nos órgãos autárquicos das freguesias afectadas.
Estas medida concentra em Vilar de Andorinho mais de 10 médicos da UCSP,( levando consigo milhares de utentes que têm medo de perder o seu médico de família), encerra o SASU de Soares dos Reis e o SASU do Centro de saúde dos Carvalhos, passando os utentes de todo o Concelho de Gaia a serem obrigados (cerca de 300mil utentes), a recorrer ao SASU a funcionar neste momento ao Centro de Saúde de Vilar de Andorinho.
O representante do MUSP (Movimento Utentes Serviços Públicos), neste protesto, Francisco Teixeira, mostrou um conjunto de preocupações relacionados com esta transferência de serviços: A começar pelos transportes que a partir das 20h, não vão a Vilar de Andorinho, provocando esta situação problemas de mobilidade, principalmente em pessoas idosas. Esta transferência de valências poderá significar a médio prazo, o encerramento total da unidade de Soares do Reis. Uma outra preocupação é que com esta atitude no futuro muitos dos utentes recorram directamente aos serviços de urgência do Hospital Santos Silva, ( muito próximas do SASU de Vilar de Andorinho), podendo provocar o caos nas urgências hospitalares.
Durante o protesto circulou um abaixo-assinado, no qual os utentes exigem " a correcção do grave problema criado com o encerramento da UCSP e dos SASUS de Soares do Reis e dos Carvalhos.
Ficou ainda a promessa da comissão de utentes que a luta vai continuar.