A presença de uma deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, e do primeiro candidato CDU à Câmara Municipal de Gaia nestas eleições autárquicas de 2017, Mário David Soares, foram saudadas pelos trabalhadores da Cabelte.
A delegação do PCP transmitiu-lhes palavras de solidariedade para com a luta iniciada na passada sexta-feira, dia 12, liderada pelos trabalhadores da empresa e pelo sindicato afecto à CGTP-IN.
A justa reivindicação de aumento salarial é uma das exigências que resulta da perda de poder de compra com que se confrontam estes trabalhadores desde há pelo menos três anos.
O aumento verificado, ao longo destes 3 anos, no Salário Mínimo Nacional é percentualmente superior aos aumentos propostos pela administração da Oxy Capital.
O grupo que detém a Cabelte e que foi imposto, em 2013, pela banca (os credores BCP e BES!), aumentou o volume de facturação em mais 100 milhões de euros à custa dos produtores da mercadoria, ou sejam, os trabalhadores, que sentem, cada vez mais, as dificuldades de obter uma vida melhor, enquanto que os lucros continuam a engordar para os accionistas!
O problema da justa distribuição da riqueza e do investimento público tem soluções por parte do PCP, a nível nacional, bem como da CDU, a nível Concelhio. Os trabalhadores sabem quem os defende e que a unidade na luta é a única forma de obter aquilo que os “poderosos” lhes querem roubar.
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do Partido Comunista Português
Vila Nova de Gaia, 15 de Maio de 2017