A CDU-Santa Marinha e São Pedro da Afurada, no âmbito do seu trabalho habitual de levantamento das questões que afectam a população e de informação aos munícipes da intervenção efectuada sobre os mesmos, efectuou uma deslocação à Afurada.
O objectivo prendeu-se com a recolha, junto da comunidade piscatória, das questões que preocupam quem trabalha no mar.
Divulgou-se uma proposta do PCP, aprovada na Assembleia da República, no sentido de ser atribuído um subsídio aos pescadores que utilizam motores a gasolina, assim minorando os impactos dos altos preços dos combustíveis na sua actividade profissional.
Nesta visita fomos informados das seguintes situações, que também pudemos constatar no local:
- a degradação das instalações nas quais os pescadores guardam os seus utensílios e aparelhos, designadas como aprestos, às quais há longo tempo falta a devida manutenção, que não se esgota nas pequenas reparações efectuadas. Tal manutenção cabe à Autarquia, tendo estas instalações sido construídas no âmbito do Programa Polis. Tarda a prometida intervenção;
- o assoreamento do rio, na área de acesso aos cais, coloca riscos às embarcações dada a pouca altura das águas na maré baixa;
- a necessidade de instalação dum posto de combustível no cais, evitando a deslocação propositada a Matosinhos apenas para abastecer. Tal infra-estrutura foi já planeada em tempos, mas não se concretizou.
Estes trabalhadores labutam duramente, numa actividade já de si perigosa, carecendo da devida atenção por parte do Governo e de diversas outras entidades com responsabilidades nesta área.
Mais uma vez, a CDU demonstra o seu apoio à pesca nacional, e aos pescadores da Afurada, neste caso particular.
CDU Santa Marinha e São Pedro da Afurada