Estando a decorrer o último ano do presente mandato, a CDU realizou no passado dia 11 um novo Encontro Autárquico, o quarto desde 2013, onde se perspectivou não apenas o trabalho dos próximos meses como se fez um balanço alargado, e se lançaram as bases para o acto eleitoral que ocorreram no final deste ano.
Neste período ocorreram 49 reuniões da Assembleia Municipal nas quais estiveram sempre presentes e activos os 3 Deputados da CDU, nelas produzindo 95 requerimentos e 36 propostas, muitas delas aprovadas, e inúmeras intervenções sobre temas relevantes para as populações e o Concelho, tornadas públicas através de 4 Conferências de Imprensa e 47 Notas de Imprensa.
Nas 15 Freguesias e Uniões de Freguesias, de igual modo, verificou-se uma intensa participação, uma vez que a CDU está representada em todas excepto duas: Canelas e União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma.
Em Mafamude/Vilar do Paraíso e Santa Marinha/Afurada a CDU integrou a Junta, com um eleito em cada um dos Executivos, no quadro pós-eleitoral de criação de condições de governabilidade. Porém, no final de 2014 e em consequência de incumprimentos vários (com relevo para a imposição unilateral, pelo PS, das 40 horas), a CDU abandonou esses Executivos.
A CDU constitui-se assim como a força de Oposição mais consequente e activa em Gaia, onde o PS se associou a uma parte do PSD e a um "movimento independente" que mais não é do que um PSD "oficioso".
No Encontro foram dados a conhecer pelos diversos oradores as suas experiências nos órgãos onde desempenharam funções, informou-se das carências e anseios das populações do Concelho, traçaram-se as linhas mestras do que irá ser não só a actividade durante os próximos meses, como também as bases programáticas a apresentar no próximo acto eleitoral, em linha com as necessidades, anseios e reivindicações dos gaienses.
O Documento Orientador aprovado constitui por isso o guião que enformará a acção da CDU e prepara o Programa que será apresentado para o mandato 2017/2021.
CDU/Gaia
13.02.2017