No caso de Vila do Conde a admissão de tal possibilidade é até provocatória. Já que, se assemelha a tentativa idêntica, fomentada em 2002, que só não viria a concretizar-se dada a fortíssima contestação então desenvolvida pelos vilacondenses, significando o regresso a um objectivo marcadamente economicista - nem sequer inovador - sem qualquer tipo de preocupação com as implicações sociais daí decorrentes, desta vez, porém, orquestrado por um governo PS que insiste, a cada dia que passa, em assemelhar-se mais aos governos da coligação de direita PSD-CDS/PP que o antecederam.
De igual forma, só pode entender-se como provocatória uma medida de tal jaez quando a construção do novo Hospital, há tanto prometido, mas sempre adiado - curiosamente, também quer pelos governos de direita, quer pelos governos PS -, continua a não passar de uma promessa, apesar de há muito existir terreno destinado à sua construção.
A Comissão Concelhia do PCP manifesta, ainda, profunda preocupação pelas declarações feitas pelo presidente do município, Eng.º Mário Almeida. Já que, o mesmo, ao mesmo tempo que afirma ser certo que a "cidade continuará a ter uma Urgência a funcionar 24horas por dia", admite que "a abertura do novo Centro de Saúde (leia-se novas instalações) possa trazer alterações no funcionamento da Urgência local". O que proporciona uma leitura ambígua, por isso mesmo, muito pouco tranquilizadora.
Assim, comprometendo-se a apresentar em sede de Assembleia Municipal um voto de protesto quanto ao possível encerramento da Urgência do já velhinho Hospital, a Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP apela à mobilização da população no sentido de não permitir hoje aquilo que tão peremptoriamente rejeitou no passado recente.
De igual modo, a Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP compromete-se a propor ao Grupo Parlamentar do PCP a apresentação mais uma vez, da proposta de inclusão no PIDDAC para o próximo ano da construção do Hospital Póvoa de Varzim/Vila do Conde, não obstante esta pretensão, há tantos anos prometida, ter vindo a ser ano após ano, adiada pelos votos do PS, PSD e CDS-PP que fogem às suas responsabilidades e compromissos.
Vila do Conde, 22 de Setembro de 2006
A Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP