
Os comunistas de Ermesinde estiveram mais de 30 anos na zona da Gandra, como referiu sua intervenção Adelino Soares, em nome da Comissão Concelhia, mas as necessidades do Partido levaram à procura de outro espaço que facilitasse o trabalho, com maior centralidade e dotado de caracteristicas mais confortaveís e adequadas.
A inauguração contou, ainda, com a presença de Jaime Toga, membro da comissão politica do Comite Central, que na sua intervenção valorizou o trabalho do Partido no concelho e fez uma breve avaliação do actual momento politico, social e económico, qualificando o actual governo como instrumento dos grandes grupos económicos e financeiros contra os trabalhadores e o povo. Para este dirigente do PCP, com a aprovação do Orçamento do Estado para 2012, Portugal e os portugueses vão empobrecer e a situação económica e social vai-se degradar.
Durante o momento político da iniciativa foi ainda feito um apelo ao desenvolvimento e intensificação da luta de massas e ao reforço da organização e da influência do PCP como respostas às políticas de direita.
Valongo, 13 de Dezembro de 2011
O Secretariado da Comissão Concelhia de Valongo do PCP