Valongo
PCP denúncia e mobiliza contra a possibilidade da cobrança de portagens entre Ermesinde e o Porto
Assim, o PCP:
- Promoveu uma acção de contacto e esclarecimento dos utentes da A4, que consistiu na distribuição de um folheto aos automobilistas, no passado dia 3;
- Questionou o Governo por escrito, através do seu Grupo Parlamentar da Assembleia da República);
- Na Assembleia Metropolitana do Porto, na sua sessão de 31 de Outubro, fez aprovar uma moção de repúdio;
- Na Assembleia Municipal de Valongo, na sessão marcada para o próximo dia 8, colocará à votação uma moção de repúdio.
O PCP recorda o Governo que os motivos que levaram à retirada da cobrança de portagens entre Ermesinde e o Porto se mantêm, nomeadamente, naquilo que se refere à falta de alternativas viáveis, à importância deste canal de ligação à Área Metropolitana do Porto e as consequências negativas para as famílias e empresas. Se há evolução a registar entretanto é negativa, sobretudo naquilo que se refere ao agravamento da situação económica e social.
No actual contexto de diminuição de rendimentos das famílias e das pequenas e médias empresas e de aumento generalizado do custo de vida, acrescentar ainda mais o pagamento de portagens torna-se insuportável.
A renegociação em curso dos contratos de exploração de várias auto-estradas, tal como se está a verificar com as ex-SCUT, apenas servirá para, à custa dos utentes, beneficiar ainda mais as concessionárias, cujas administrações se encontram repletas de quadros e ex-governantes do PS e do PSD.
O PCP continuará a contestar estas “negociatas” para as populações e pequenas e médias empresas pagarem e apela aos utentes e forças vivas do concelho de Valongo para que se mobilizem contra a possibilidade da introdução de portagens entre Ermesinde e o Porto.
No passado, as populações e forças vivas do concelho de Valongo conseguiram fazer recuar as pretenções de governos e concessionárias. Desta feita, se o actual governo avançar de facto com esta medida, os grandes protestos vão-se repetir!
Valongo, 4 de Novembro de 2011
O Secretariado da Comissão Concelhia de Valongo do PCP