SINTEL
O 25 de Abril no Porto: roteiro de uma Revolução
Este roteiro contará com vários oradores convidados, entres os quais Jorge Sarabando, Vítor Ranita, José Afonso, Silvestre Lacerda, Manuela Abreu Lima e António Madureira. Ao longo do percurso, os oradores convidados reavivarão estórias sobre um conjunto de experiências que marcou determinantemente o curso da história: partindo das questões militares, será abordado o papel dos sindicatos e da rede terrorista de extrema-direita que os atacou, passando pelo poder local e pelo papel desempenhado pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Porto em favor dos moradores pobres da cidade, não esquecendo o movimento associativo estudantil e o papel dos agentes e instituições culturais da cidade. No final, recordar-se-á a luta dos moradores por uma habitação digna, contextualizando a importância de organizações como o Comissariado para a Renovação Urbana da Área do Barredo/Ribeira (CRUARB) e do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL).
A visita iniciar-se-á às 15 horas no Quartel-General do Porto, passando pela antiga sede da União de Sindicatos do Porto, pela Câmara Municipal do Porto, seguindo pela Reitoria da Universidade do Porto e descendo para a Ribeira pelo Passeio das Virtudes, permitindo assim a passagem pela Cooperativa Árvore. A preservação e recuperação da memória colectiva acerca da Revolução, bem como o aprofundamento do conhecimento em relação à mesma, oferecidas neste Roteiro são um convite irrecusável à participação de todos. O evento é livre, solicitando-se apenas aos interessados a informação da sua participação para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Horários:
Quartel-General do Porto – 15h.
Antiga Sede da União de Sindicatos do Porto (à Rua de Santa Catarina, 532) – 16h.
Câmara Municipal do Porto (à Estátua de Almeida Garrett) – 16h25m.
Reitoria da Universidade do Porto – 17h05m.
Cooperativa Árvore – 17h30m.
Praça da Ribeira – 18h05m.
Curtas notas biográficas sobre os oradores:
António Madureira – Arquitecto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Desenvolveu projectos no âmbito do CRUARB.
Jorge Sarabando – Publicista. Autor das obras A Batalha da Memória e O 25 de Novembro a Norte.
José Afonso – Advogado. Membro da Comissão Administrativa Militar da Câmara Municipal do Porto em 1975.
Manuela Abreu Lima – Galerista. Direcção da Cooperativa Árvore.
Silvestre Lacerda – Arquivista. Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Vítor Ranita – Coordenador da União dos Sindicatos do Porto durante a Revolução. Autor das obras Autores da Nossa História: os Metalúrgicos e Movimento Operário Portuense.