Toda a gente sabe isso. Os governos sabem disso, sabem que vai contra a lei (ainda que má) que eles mesmo fizeram mas fazem que nada vêem ou nada sabem, até porque a própria administração pública tem recorrido a este processo ignominioso.
Mas a situação piorou. Agora, as empresas que necessitam de mão-de-obra, deixam de recrutar directamente.
Agora alugam mão-de-obra a outras especializadas, as chamadas «empresas de trabalho temporário»!
Traficantes com o nome de empresas, recrutam trabalhadores e alugam-nos a troco de uma parte desse aluguer que por vezes ronda os 50% que a empresa contratante paga. É um negócio miserável entre empresa contratante e empresa alugadora a que o trabalhador está alheio. E dá muito dinheiro.
Tanto que essas empresas proliferaram como sanguessugas e prosperam. Estão na especulação bolsista e publicitam os seus lucros que permitem altos dividendos aos accionistas. Estamos a regredir séculos de conquistas sociais conseguidas em lutas duras de milhões de trabalhadores.
FUNDOS DE PENSÕES NA ROLETA
O Governo disponibilizou 20 mil milhões de euros para salvar a Banca e os seus Gestores por erros em investimentos especulativos na economia de casino nas bolsas internacionais mas lembra-se que também ele participou nesse mesmo jogo nomeadamente através de Fundos de Pensões investidos à revelia dos trabalhadores.
Os trabalhadores da PT devem exigir que se honre os seus compromissos por forma a que todos os aposentados/reformados da PTC tenham pensão ou complemento de reforma no futuro.
Lembra-se que cerca de 42% dos activos dos Fundos de Pensões da PT foram metidos neste jogo especulativo dos mercados de acções internacionais e que as perdas se calculam em 500 milhões de euros.
Isto significa que o buraco já existente, aumentou. A administração da PT prometeu investir 1000 milhões de euros aquando da OPA. Quando cumpre isso, já que estar 6,2 mil milhões de euros aos accionistas por promessa de vencer a OPA?
Porto,24 de Outubro de 2008
A Célula das Telecomunicações do Porto do PCP