A CP Porto anunciou publicamente, através de informação ao público, a supressão (embora lhe chame “ajustamentos”) de 10 comboios na Linha de Aveiro.
Inserindo-se no cumprimento do famigerado Plano Estratégico de Transportes (PET) do Governo, esta supressão de comboios penaliza fortemente os utentes do caminho-de-ferro, reduzindo-lhes, ainda mais a mobilidade.
Alegando a fraca taxa de ocupação dos comboios, a CP Porto, numa lógica economicista derivada do PET, menospreza o serviço público que deve prestar, em particular para os Estudantes e Trabalhadores, reduzindo-lhes a mobilidade e confinando-os a parcas opções. Com estas políticas e decisões não admira que o transporte público tenha sucessivas quebras no número de passageiros transportados!
Associado à supressão de comboios está o obsceno aumento das tarifas, no passado mês de Agosto foi um aumento médio de 25%, e no próximo dia 1 de Fevereiro o Governo já anunciou mais 5%. Aumentos que ajudam (e de que maneira) à referida quebra de passageiros.
Os objectivos inconfessados desta desastrosa política de transportes são claros: levar à destruição do serviço público de transportes; reduzir postos de trabalho; abrir caminho à privatização do sector, proporcionando um excelente negócio ao capital.
Estratégias antigas e bafientas, usadas vezes sem conta pelo capital quando quer arrebanhar a “coisa pública”.
O PCP combaterá as políticas deste Governo e o oportunismo do grande capital e lutará pelo caminho-de-ferro público, ao serviço dos trabalhadores e das populações. Ao serviço de todos! Ao serviço do país.
25.01.2012
A Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Organização Regional do Porto do PCP
A CP Porto anunciou publicamente, através de informação ao público, a supressão (embora lhe chame “ajustamentos”) de 10 comboios na Linha de Aveiro. Inserindo-se no cumprimento do famigerado Plano Estratégico de Transportes (PET) do Governo, esta supressão de comboios penaliza fortemente os utentes do caminho-de-ferro, reduzindo-lhes, ainda mais a mobilidade. Alegando a fraca taxa de ocupação dos comboios, a CP Porto, numa lógica economicista derivada do PET, menospreza o serviço público que deve prestar, em particular para os Estudantes e Trabalhadores, reduzindo-lhes a mobilidade e confinando-os a parcas opções.
Com estas políticas e decisões não admira que o transporte público tenha sucessivas quebras no número de passageiros transportados! Associado à supressão de comboios está o obsceno aumento das tarifas, no passado mês de Agosto foi um aumento médio de 25%, e no próximo dia 1 de Fevereiro o Governo já anunciou mais 5%.
Aumentos que ajudam (e de que maneira) à referida quebra de passageiros. Os objectivos inconfessados desta desastrosa política de transportes são claros: levar à destruição do serviço público de transportes; reduzir postos de trabalho; abrir caminho à privatização do sector, proporcionando um excelente negócio ao capital.Estratégias antigas e bafientas, usadas vezes sem conta pelo capital quando quer arrebanhar a “coisa pública”.
O PCP combaterá as políticas deste Governo e o oportunismo do grande capital e lutará pelo caminho-de-ferro público, ao serviço dos trabalhadores e das populações.
Ao serviço de todos! Ao serviço do país.
25.01.2012
A Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Organização Regional do Porto do PCP