Santo Tirso
Os ex-trabalhadores da BAIONA não se conformam
Dezenas de ex-trabalhadores da Baiona, em Vilarinho – Santo Tirso, responderam à convocatória do PCP e compareceram junto das instalações da empresa para reclamarem por uma rápida resolução da falência da empresa.
Cinco anos após a paralisação da empresa e do completo abandono das instalações, sucederam-se nos últimos meses vários roubos que têm vindo a delapidar o património. Foi também com preocupação que os ex-trabalhadores receberam a notícia do adiamento do leilão das instalações da empresa, inicialmente previsto para a próxima sexta-feira, dia 11 de Abril.
Entretanto, permanece pendente uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça quanto à graduação de créditos, em que os trabalhadores aguardam que não vá mais uma vez beneficiar os Bancos e outros credores, que sempre ganharam nos negócios com a BAIONA em detrimento dos trabalhadores que em alguns casos têm 30 e mais anos de dedicação e trabalho, que têm salários que não foram pagos bem como as devidas indemnizações por perca de direito ao trabalho, única fonte de rendimento.
Assim, os trabalhadores presentes nesta iniciativa do PCP decidiram que:
a.Estarão presentes e farão ouvir a sua voz para que o leilão não deixe de proceder á venda dos bens, por valores que dignifiquem todos os que neles estão interessados.
b.Participar na Jornada de luta da CGTP-IN "o Aviso Geral" a levar a cabo no dia 16 de Abril, reivindicando e reclamando celeridade na solução do problema.
c.Reclamar do poder judicial e legislativo que tenham em consideração a injustiça que se verifica quando nos processos de falência os trabalhadores Vêem-se preteridos na graduação de créditos apesar de em quase todos os casos terem meses de salários em atraso, subsídios por receber e indemnizações não pagas.
Num concelho onde a taxa de desemprego é próxima dos 20%, onde há muitas famílias a viver abaixo do limiar da pobreza e os problemas sociais se agravam, é da maior importância a resolução desta situação no respeito pelos direitos dos trabalhadores.
Que não sejam os bancos a ter prioridade no acesso ao resultado do leilão das instalações da empresa!
Santo Tirso, 8 de Abril de 2008
O Sector Têxtil da Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP