Santo Tirso
Aos trabalhadores da Arco Têxteis - Mais uma vez, os interesses dos senhores do capital se sobrepuseram aos interesses do país e dos trabalhadores
Por outro lado os governantes nada fazem para salvar o emprego. Fosse a Arco um qualquer BPN, BPP ou BES e haveria certamente ministros, secretários de estado e talvez até o Presidente da República a defender que era preciso evitar o encerramento.
Até porque os valores em causa, cerca de 23 milhões de euros, muito menos do que se gasta por vezes num único jogador de futebol, muito menos do que se gasta em tantas outras matérias que não resultam em qualquer tipo de produção útil ao País. E sobretudo poupariam a trágica destruição de 300 postos de trabalho e o atirar de mais umas centenas de famílias para uma vida muito difícil, os subsídios de desemprego, a quebra de receitas para a Segurança Social…
Para o PCP o caso Arco pode não ser um assunto encerrado assim o queiram os patrões, credores, governantes e até o poder local, pois todos podem ainda intervir para evitar mais esta desgraça para o Concelho e para o País, já que não temos duvidas, os trabalhadores estão totalmente motivados para lutarem pelos seus postos de trabalho.
Nesse sentido levámos à Assembleia Municipal do passado dia 24 uma Moção, aprovada por unanimidade, que
• recomenda à Câmara para desenvolver todas as diligências possíveis no sentido da reversão da inviabilização da empresa e a assunção da defesa dos direitos dos trabalhadores;
• no caso de inviabilização, sejam reivindicadas medidas de emergência de apoio à criação de emprego, passíveis de assegurar um futuro às centenas de trabalhadores desempregados.
Apelando à sua resistência e luta que terá certamente um ponto alto na grande Jornada de Luta Nacional da CGTP-IN — a Manifestação no dia 7 de Março, pelas 15 horas
no Porto — o PCP reafirma a urgência da ruptura com as políticas de direita dos últimos 38 anos do PS, PSD e CDS, por uma política patriótica e de esquerda, com o PCP, que defenda os interesses dos trabalhadores e uma verdadeira justiça social!
27 de Fevereiro de 2015
A Comissão Concelhia de Santo Tirso do Partido Comunista Português