Maré de mudança nos transportes públicos em Matosinhos, em 2019: melhores horários - melhor frota - mais rede - manutenção total no Andante
Na passada terça-feira foram apresentadas as primeiras viaturas novas que vão reforçar a operação de transportes públicos em Matosinhos a partir de Janeiro de 2019 e José Pedro Rodrigues, vereador comunista com o Pelouro da Mobilidade, Transportes e Protecção Civil tornou públicos os eixos principais da alteração no sistema de transportes públicos neste concelho que, como se sabe, tem vindo a ser alvo de justas críticas por parte dos utentes em matérias de incumprimentos de horários e de falta de qualidade e segurança nas viaturas.
1. Sob a designação “Maré”, esta operação vai ficar, a partir de Janeiro de 2019, a cargo da sociedade ViaMove, que além de assegurar a manutenção de todos os actuais 200 postos de trabalho, assumiu a contratação de mais 30 motoristas para reforçar o serviço de transportes e garantir o cumprimento de horários, comprometendo-se ainda a integrar mais 10 viaturas na operação, durante 2019, para melhorar a sua segurança e qualidade.
2. A actual rede (cerca de 6 milhões de kms por ano) será reforçada, em Março, com a inclusão de uma nova linha entre a Estação de Metro da Trindade e o Centro Lionesa, servindo os milhares de trabalhadores deste núcleo empresarial, tal como os do Super Bock Group, da Efacec e das centenas de pequenas e médias empresas na envolvente à Via Norte.
3. Esta nova operação continuará a estar integrada totalmente na rede Andante, permitindo a todos os utentes o acesso, com o mesmo título, aos serviços do Metro e STCP. Matosinhos continua a ser o único município da Área Metropolitana do Porto que impôs a adesão de todos os transportes urbanos à rede Andante, com enorme significado na diminuição de custos de acesso aos transportes públicos e alcançando mais de 2 milhões de validações Andante só no primeiro semestre deste ano.
4. Como se compreende, transformações tão profundas demoram tempo, e todos os esforços convergem para que o sistema esteja a funcionar em pleno até Março. Uma palavra de reconhecimento pelo empenho dos técnicos do município que fizeram um trabalho incrível nestes 6 meses - o que parecia impossível foi, de facto, possível.
O vereador da CDU concluiu dizendo que se trata de um passo decisivo na melhoria deste serviço público, para que quem vive e trabalha nesta bela terra possa ter orgulho nos seus transportes.