Depois de uma intervenção de muitos anos na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, apoiada pela luta dos pescadores, finalmente no debate do Orçamento do Estado para o presente ano de 2017 foi aprovada uma proposta do PCP para um subsidio para a gasolina na pequena pesca, semelhante ao que já beneficia o gasóleo. Trata-se de um passo que precisa de ser valorizado e aproveitado pelo sector da pesca, conscientes no entanto, que é necessário ir mais longe na defesa do rendimento dos pescadores, na valorização do preço pago em lota, no investimento e apoio públicos à actividade do sector, na afirmação de uma política que defenda os interesses nacionais e enfrente as imposições da União Europeia.
O PCP através de uma comitiva integrada pelo vereador da CDU na Camara de Matosinhos,visitou a praia de Angeiras e contactou com alguma dezenas de pescadores e as suas famílias para os auscultar sobre este assunto e outros que quisessem colocar, relativamente à diminuição do preço da gasolina para a pesca mostraram-se satisfeitos por finalmente se ter conseguido dar um passo à frente nesta matéria ,mesmo ficando aquém das suas exigências.
Os membros da delegação do PCP alertaram ainda os pescadores para a necessidade de se inscreverem como candidatos junto da direcção- Geral dos Recursos Marítimos( DGRM), conforme estabelece a portaria, no seu artigo 4º. mostrando-se ainda disponíveis para qualquer apoio que estes necessitem.