Uma delegação da Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP, visitou o bairro da Cruz de Pau em Matosinhos, onde a maior parte da população usa o gás de botija para fazer face a várias necessidades.
No seguimento de anteriores iniciativas na assembleia da república, o Grupo parlamentar do PCP, fez aprovar pela lei 42/2016 de 28 de Dezembro, Lei do Orçamento de estado para 2017, uma proposta para que se adoptassem medidas de redução do preço do gás botija. Até hoje o governo do PS não tomou nenhuma medida para que o preço deste bem essencial para a vida das pessoas diminuísse, aliás, este ano já sofreu aumento.
Convém ainda lembrar que actualmente, cerca de 75% das famílias portuguesas consomem este tipo de gás confrontando-se com preços exorbitantes, é absolutamente inacreditável que os Portugueses paguem mais dez euros por uma botija de gaz da mesma marca em relação aos espanhóis.
O preço do gaz botija é especulativo! O preço subiu, quando o preço da matéria- prima de que é feito, desceu.
As empresas que o produzem e comercializam, praticam preços de monopólio.Têm margens comerciais e lucros excessivos que são um escândalo!
O PCP defende que o governo PS deve impor às empresas- Galp, Repsol, BP e outras- um regime de preços máximos.
Os moradores do Bairro da Cruz de Pau depois do esclarecimento sobre esta matéria e de outras questões que os preocupam, ficaram devidamente esclarecidos quanto à posição do PCP e ficaram com a certeza que há um partido que cuida dos seus interesses.