Matosinhos
Um ano de mandato confirma a CDU como uma força atenta, ao serviço de Matosinhos e dos matosinhenses
HONROU A PALAVRA DADA ÀS POPULAÇÕES
A par das responsabilidades assumidas, a CDU continua a ser uma força política alternativa que afirma as suas propostas, apoia o que considera justo e reprova e denuncia o que considera negativo para Matosinhos – seja da autoria de quem quer que seja, local ou nacional. Não nos limitamos à critica, que não enjeitamos quando tem razão de ser e temo-la exercido em diversas ocasiões, mas somos também proposta, como este ano comprovou. Neste primeiro ano de mandato, o vereador da CDU, no contexto das suas responsabilidades no âmbito da mobilidade e transportes, procurou avançar com algumas das questões que tinham sido não só compromissos fundamentais da campanha, como se revelam de primordial importância para o desenvolvimento humano e social do concelho.
Por um lado, a apresentação em reunião de câmara do projecto para a construção do acesso de emergência da A28 ao Hospital Pedro Hispano, procurando a aprovação pela Câmara Municipal de Matosinhos do compromisso de se substituir às Estradas de Portugal na sua urgente concretização.
Por outro, a participação activa nas reuniões metropolitanas para concretização das obras de requalificação da Circunvalação, que fomos considerando ser uma prioridade no âmbito metropolitano e certamente um elemento central no relacionamento de Matosinhos com a Cidade do Porto.
Ainda no plano da mobilidade, e procurando dar resposta a uma necessidade concreta de desenvolvimento de Matosinhos, pode ainda ser destacado o esforço de procurar com o CEIIA definir os contornos de um Plano de Mobilidade que possa definir as opções estratégicas de Matosinhos nesta área, que possam proporcionar mais qualidade de vida e apoiar mais e melhor a actividade económica. Problemas sérios permanecem por resolver, como as condições de acesso da população das Carvalhas aos transportes públicos e as condições de funcionamento da Estação de Metro da Senhora da Hora. Não abandonaremos estas lutas e continuaremos a defender o direito das populações a uma mobilidade pública eficaz e eficiente.
Pode ainda ser destacado o contributo da CDU no início da requalificação da Rua de Brito Capelo e no projecto de reperfilamento da Rua Heróis de França – preparados com a correspondente auscultação das respectivas populações; na isenção de taxas de publicidade para os táxis do concelho; o início do processo de implementação de percursos cicláveis em contexto citadino, o início de estudos para uma solução de acesso pedonal ao Hospital Pedro Hispano e o início de um programa de erradicação do analfabetismo em Matosinhos, dinamizado pela ADEIMA.
Todas estas questões mereceram o empenho da CDU que promoveu o entendimento e os consensos necessários para que estes projectos possam vir a ser uma realidade durante este mandato.
Continuaremos a defender a conclusão urgente do Plano Director Municipal e a definição dos elementos estratégicos de afirmação e desenvolvimento sócio-económico do concelho.
Foi ainda pela voz e iniciativa da CDU que a Câmara Municipal de Matosinhos discutiu e deliberou contra o encerramento das repartições de Finanças no concelho, contra o encerramento dos postos da PSP, contra a destruição de serviços públicos, como os CTT, contra o desinvestimento do Governo PSD-CDS no município de Matosinhos e no distrito do Porto, contra a asfixia financeira das autarquias. Foi a CDU que levou pela primeira vez aos órgãos municipais o problema das pescas no concelho. Foi a CDU que tomou a iniciativa de condenar na Câmara Municipal de Matosinhos a Municipalizaçao da Educação e o processo de concessão do serviço de transportes públicos.
A CDU foi na Câmara e na Assembleia Municipal de Matosinhos e nas várias uniões de freguesia, a voz dos matosinhenses e não regateou esforços em defesa das populações do nosso concelho.
CDU: UMA FORÇA QUE CONSTRÓI E ACRESCENTA
MAS UMA FORÇA QUE ESTÁ PRESENTE QUANDO É PRECISO DIZER NÃO!
Já referimos que foi a CDU que na Câmara Municipal de Matosinhos tomou a iniciativa de criticar e condenar as políticas desastrosas do Governo, políticas de destruição dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, com as suas expressões mais recentes no processo de destruição da STCP e dos transportes públicos e de desestruturação e desmantelamento do edifício nacional da Escola Pública. Manifestamos a nossa oposição ao projecto de ampliação do Norteshopping e consequências nefastas para o desenvolvimento económico do Concelho. Continuamos a manifestar o nosso desacordo com a privatização de serviços
municipais. Continuamos a defender a extinção das empresas municipais
PREOCUPAÇÕES PARA O FUTURO
Degradação da situação económica e social do País, do distrito e de Matosinhos. Aumento do desemprego. Destruição sistemática dos serviços públicos e funções sociais do Estado: possibilidade de retirada de valências do Hospital Pedro Hispano.
Matosinhos, 16 de Outubro de 2014
CDU/ Matosinhos