Matosinhos
Travessa Dom Nuno Alvares Pereira
Constatamos a degradação notória da estrutura destas habitações, nomeadamente os telhados danificados, bem como a humidade e fissuras nas paredes e tectos. Os habitantes queixam-se que na época de chuva são constantes as inundações e que inclusive lhes cai água dentro de casa.
Deparamo-nos também com o facto de que, embora todas estas famílias paguem a taxa de saneamento na factura mensal da Indaqua, há ausência de infra-estruturas de saneamento básico.
Todas estas habitações escoam as suas águas para fossas, por falta de saneamento, o que dá origem à proliferação de ratazanas e outros bichos, que pode pôr em risco a saúde pública.
Estas famílias e os respectivos senhorios hesitam a fazer obras nas habitações, pois sabem que há um projecto para dar continuidade á rua D. Nuno Alvares Pereira, que já está pendente há vários anos, que obrigará à demolição de todas aquelas casas, ora os esforços financeiros que teriam que fazer seriam grandes e voláteis visto não saberem por quanto tempo ficarão.
Contam alguns moradores que apesar de todos os esforços e de já terem participado por várias vezes a situação aos órgãos competentes, nomeadamente a Câmara Municipal de Matosinhos, não obtiveram respostas. Queixam-se de que, embora já tenha sido feito um recenseamento das famílias moradoras dessa zona há pelo menos dois anos, nada foi resolvido de forma a solucionar este problema.
Porque estes e outros aspectos de carácter social são uma preocupação para a CDU, iremos manter-nos atentos a este caso e exigir respostas junto dos órgãos responsáveis.