A abertura dos hipermercados aos domingos é uma medida prejudicial para os micro e pequenos empresários do comércio local, que serão alvo de concorrência desleal por parte dos hipermercados, a partir de agora abertos todos os dias, todo o dia. Em tempos de crise económica, a Câmara Municipal da Maia entende por bem desferir um golpe no comércio tradicional, sem manifestar qualquer preocupação com os postos de trabalho que aquele sector representa.
O PCP lamenta a incapacidade do Executivo Camarário em se impor perante as exigências dos grandes grupos empresariais do comércio a retalho, ignorando as necessidades do comércio local, cada vez mais entregue a si mesmo, bem como o descanso semanal aos domingos dos trabalhadores. Acrescente-se, de resto, que o encerramento das grandes superfícies comerciais ao domingo é a regra no espaço da União Europeia. Uma atitude civilizada com a qual a Maia deveria ter pejo em convergir.
A criação de mais postos de trabalho, argumentada pelo Sr. Presidente da Câmara como justificação para esta medida é falaciosa e deve ser desmontada. Os factos demonstram que a preponderância das grandes superfícies comerciais está directamente associada com o encerramento do comércio tradicional e pequeno comércio, gerando desemprego e eliminando postos de trabalho. O emprego criado pelas grandes superfícies não compensa aquele que foi eliminado no comércio tradicional. Além disso, potencia-se a erosão do trabalho com direitos, ganhando primazia o trabalho precário e a instabilidade dos horários.
A postura servil que a Câmara Municipal tem assumido face aos grandes grupos económicos não é benéfica para a Maia e tem consequências graves sobre a generalidade da população e o seu bem-estar. Apesar de toda a verborreia demagógica da direita em relação à protecção da família, o PSD da Maia não hesita em desregular os horários de trabalho e terminar com o descanso dominical de muitos maiatos, trabalhadores das grandes superfícies comerciais do nosso município.
Maia, 15 de Setembro de 2010.
a Comissão Concelhia da Maia do PCP