Gondomar
Gondomar precisa de mais e melhores transportes públicos!
De entre os vários problemas que condicionam a vida quotidiana dos gondomarenses, sobressai a ausência de uma rede de transportes públicos com qualidade, devidamente coordenada entre os vários operadores e dimensionada para as necessidades do concelho. Esta situação afecta, significativamente, a mobilidade das populações nas suas deslocações dentro do Município e para os concelhos limítrofes. A este propósito, convém lembrar que mais de metade da população activa (cerca de 50.000 residentes) sai diariamente do concelho para trabalhar ou estudar.
Como resultado do forte crescimento urbanístico das últimas décadas, há hoje em Gondomar muitos aglomerados urbanos de dimensão relevante que não são servidos por transportes públicos, o que deixa os moradores sem outra alternativa que não seja a utilização do automóvel individual, com os efeitos negativos para o Meio Ambiente que são conhecidos e custos acrescidos nos orçamentos familiares.
A construção de uma linha do Metro do Porto, que fizesse a ligação Campanhã–Gondomar–Campanhã em sistema circular, com passagem por Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres, S. Cosme e Valbom (solução preconizada pela CDU desde há muitos anos), ajudaria a resolver este problema, dado que 75% da população do concelho reside nestas freguesias urbanas. A solução acordada entre a Junta Metropolitana do Porto e o Governo, que a médio prazo prevê apenas a ligação entre o Estádio do Dragão e a Venda Nova (Rio Tinto), não serve os interesses do Município. Apesar de já ter sido lançado o concurso público para a construção deste troço, as populações só vão acreditar na sua concretização quando virem as obras no terreno, tantas têm sido as promessas não cumpridas no que respeita à linha do Metro de Gondomar!
O presidente da Câmara – Valentim Loureiro – que enquanto foi presidente da Junta Metropolitana e da empresa Metro do Porto deu prioridade ao prolongamento da rede noutros concelhos do Grande Porto em prejuízo da linha para Gondomar, não pode fugir às suas responsabilidades nessa má decisão. Aliás, a responsabilidade dos gondomarenses ainda não poderem usufruir deste importante meio de transporte deve ser partilhada entre o PSD e o PS que, como é sabido, partilham conivências e encobrimentos na Junta Metropolitana e na empresa Metro do Porto, estando sempre disponíveis para obedecer aos ditames do Governo.
As alterações introduzidas pela STCP na sua rede no início de 2007, não resolveram os problemas de mobilidade e as necessidades de transporte da população do concelho, apesar de algumas melhorias introduzidas posteriormente, face aos protestos da população. Essas alterações obrigaram a um maior número de transbordos para os mesmos percursos, diminuíram a oferta de percursos e diminuíram a frequência dos autocarros com o consequente aumento dos tempos de espera, sobretudo à noite e aos fins-de-semana. Ora, o que é necessário é que a STCP sirva melhor os gondomarenses, cobrindo com a sua rede as novas urbanizações, densamente povoadas.
Em geral, os operadores privados, quer nas carreiras próprias quer nas carreiras concessionadas pela STCP, não garantem a necessária segurança e comodidade dos utentes.
Na campanha que agora iniciamos, a CDU vai exigir a concretização das seguintes medidas urgentes:
- Reforço das carreiras de autocarros nas zonas mais urbanas de Baguim do Monte, Fânzeres e Rio Tinto e colocação de mais abrigos nas paragens;
- Aumento da frequência das ligações de autocarro para o Alto do Concelho;
- Criação de uma carreira da STCP que assegure a ligação, pela Estrada Marginal, a Jovim;
- Criação de uma carreira da STCP que assegure a ligação do Porto a Valongo, passando por Valbom, S. Cosme e S. Pedro da Cova;
- Construção da Linha do Metro para Gondomar, assegurando a ligação circular Campanhã – Gondomar - Campanhã, nos dois sentidos, passando por Valbom.
Para além do lançamento de um abaixo-assinado em defesa de "Mais e melhores transportes públicos para Gondomar", que queremos que atinja as 5.000 assinaturas, a CDU também vai promover um debate, na primeira quinzena de Outubro, para abordar a realidade dos transportes públicos no concelho, nomeadamente o serviço prestado pela STCP, a oportunidade da criação de uma rede interna de transportes públicos em Rio Tinto e as questões relacionadas com a linha de Metro para Gondomar.
Promover a utilização dos transportes públicos em detrimento do transporte individual e concretizar o direito das populações a um sistema de transportes públicos que responda às suas necessidades e que se adeqúe às suas possibilidades económicas, é um objectivo perseguido pela CDU, que continua empenhada na construção de uma verdadeira alternativa para o desenvolvimento de Gondomar!
Gondomar, 24 de Setembro de 2008
CDU/Gondomar