Nos últimos dias têm vindo a público várias notícias sobre a compra em hasta pública do Estádio do S. Pedro da Cova por uma empresa de construção. Tal aquisição, de um património avaliado em mais de 2 milhões de euros, terá sido efectuada pelo valor de 103.500 euros.
Os vereadores da CDU têm vindo a questionar a maioria PS na Câmara Municipal de Gondomar sobre esta situação desde a reunião de 28 de Março de 2018, perante a proposta de um subsídio ao Clube Desportivo de S. Pedro da Cova 1937 quando já era conhecido o leilão. Os vereadores da CDU voltaram a questionar a Câmara na reunião do passado dia 24 de Abril, sendo que o Presidente foi sempre anunciando que a Câmara estava atenta, que não podia divulgar todos os elementos sobre o assunto e que iria usar todos os meios para defender o património. Foi, por essa razão, com surpresa que os eleitos da CDU foram confrontados com notícias na Comunicação Social que davam conta desta aquisição por uma empresa de construção.
Na reunião pública da Câmara realizada hoje, os vereadores da CDU voltaram a questionar a maioria PS, tendo recebido a garantia de que a Câmara não iria deixar de defender o património e a prática desportiva.
Apesar das contradições evidentes no discurso dos responsáveis da Câmara Municipal e de não estar clarificada a solução da maioria PS para a resolução deste problema, a CDU valoriza o compromisso assumido, sem deixar de referir que toda esta situação já poderia estar resolvida e que o Município já teve oportunidade de salvaguardar este património por um valor mais baixo na anterior hasta pública.
A CDU tudo fará para que, a par da implementação de um projecto desportivo que garanta que casos como este não voltem a ocorrer, o Município de Gondomar intervenha no sentido de salvaguardar este património, defendendo assim a identidade e a história desportiva deste clube. A CDU tudo fará para as dezenas de atletas do clube, as actuais e futuras gerações continuem a dispor deste equipamento desportivo, onde podem inclusive ser desenvolvidas valências que não existem no concelho. A CDU tudo fará para que este espaço, sempre muito cobiçado pelos interesses imobiliários, continue a ser exclusivo da prática desportiva, tal como está definido nos instrumentos de gestão do território.
A CDU continuará a intervir, tal como aconteceu hoje, na defesa de uma política desportiva séria e estrutural, de valorização e criação de equipamentos, de estímulo à prática, de dinamização de novas modalidades, de apoio e colaboração com o movimento associativo.