Curso de Educação e Formação na Escola Secundária Daniel Faria, Baltar concelho de Paredes
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República
Chegou ao conhecimento do PCP um conjunto de informações sobre os Cursos de Educação e Formação ministrados na Escola Secundária Daniel Faria de Baltar, concelho de Paredes, que merecem ser esclarecidas.
A informação dá conta que os alunos destes cursos têm sido confrontados com mudanças, sucessivas, nos contratos de formação que assinam e consequentemente são alteradas as obrigações e direitos destes alunos. De acordo com a informação recolhida, há turmas em que os alunos já assinaram três contratos de formação diferentes e de cada vez que assinam novos contratos estes alunos vêm reduzidos os montantes do subsídio de refeição e de transporte.
Além destes factos, também é relatado que aos alunos não lhes é dada cópia do contrato de formação, e que existem alunos com mais de 18 anos e com autorização dos seus encarregados de educação a quem não lhes é permitido sair da escola nos períodos em que não têm aulas.
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Educação o seguinte:
1.º Que informações possui este Ministério quanto a esta situação?
2.º Caso se verifiquem estas informações, que medidas vai tomar este Ministério?
3.º Que quantias foram pagas a estes alunos referentes ao subsídio de transporte e refeição? Caso não tenham sido pagos regularmente estes montantes, que razões justificam esta situação e que medidas vai este Ministério tomar?
Palácio de São Bento, 19 de Maio de 2010
O Deputado
Jorge Machado