Tram-trains da linha Vermelha (Póvoa de Varzim)

Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República
Depois de vários anúncios e “inaugurações”, depois de vários milhões de euros de investimento, depois de anos de sacrifícios, com limitações no serviço, depois de vários anos de espera, entraram finalmente em circulação os tram-trains na linha vermelha do metro do Porto que liga Póvoa de Varzim ao Porto.

Assim, não é de estranhar que houvesse legítimas expectativas de que o investimento realizado resultasse em ganhos para os utentes, nomeadamente quanto ao tempo de viagem.

Acontece que, de acordo com notícias vindas a público, o tempo de viagem não sofreu melhorias significativas com a entrada em circulação dos tram-trains.

Se os utentes da linha vermelha, que, antes das obras do metro, eram servidos por um comboio que demorava cerca de 55 minutos a chegar ao Porto agora, e já com as novas carruagens, demoram, no serviço expresso, mais de 40 minutos chegando mesmo muito perto dos 50 minutos de viagem.

Assim, se é verdade que as actuais composições são melhores do ponto de vista do conforto e têm mais capacidade do ponto de vista da velocidade de circulação, importa tomar medidas para que existam verdadeiros ganhos no tempo de viagem.



Importa referir que a linha vermelha é substancialmente diferente das restantes linhas do metro do Porto. Se as restantes linhas são essencialmente urbanas e por isso se justificam as inúmeras paragens, a linha vermelha tem uma natureza suburbana.

Pelo que, na nossa opinião, além do conforto dos passageiros, nesta linha é fundamental o tempo de viagem. 
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o seguinte:
1.º Como justifica, este Ministério, que depois dos avultados investimentos realizados e aquisição destes tram-trains, o tempo de viagem não seja significantemente menor do que o realizado pelo comboio da CP?
2.º Que medidas vai este Ministério tomar, junto da Metro do Porto, para encurtar, de uma forma significativa, o tempo de viagem?

Palácio de São Bento, 21 de Janeiro de 2010

Os Deputados
Jorge Machado                
Honório Novo

ver resposta do Governo