A reabertura do serviço de passageiros na linha de Leixões é uma reivindicação antiga das populações à qual o PCP se tem associado com intervenção política e proposta na Assembleia da República e nas Assembleias Municipais.
Desde sempre consideramos o serviço de passageiros nesta linha estruturante para a resolução dos problemas de mobilidade na Área Metropolitana do Porto, desde logo porque asseguraria resposta a freguesias densamente habitadas nos concelhos de Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Porto.
Hoje será votado na Câmara Municipal de Matosinhos uma proposta de protocolo envolvendo aquela autarquia, a CP e a IP com objectivo de retomar o serviço de passageiros que indevidamente foi cancelado em 2011. Sobre o protocolo que será votado, a DORP do PCP considera que:
1. É urgente a reabertura do serviço de passageiros na linha de Leixões, sendo admissível que o mesmo ocorra faseadamente;
2. É negativo que o protocolo não tenha nenhuma calendarização da segunda fase, sendo completamente omisso quanto à necessidade urgente de ligação a Matosinhos (estação Senhor de Matosinhos) e a Ermesinde;
3. É incompreensível que o tratamento dos problemas de mobilidade na Área Metropolitana do Porto continue a ser feito sem uma visão estratégica e regional. Situação ainda mais incompreensível quando se trata de um transporte que deveria servir 5 concelhos, mas o protocolo é assinado apenas com 1.
Porto, 20 de Março de 2024
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP