Está anunciado para amanhã, sexta-feira, uma “cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a execução dos anteprojectos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental” de 4 linhas de Metro do Porto (São Mamede, Trofa, Maia II, Gondomar II).
A DORP do PCP lembra que esta é a “enésima” vez que se anunciam estudos ou projectos – anteprojectos, no caso – para linhas estruturantes à mobilidade na região e que há muito deviam estar concluídas. Sendo necessários os estudos referidos, o que se coloca é a necessidade de perspectivar já no Orçamento do Estado para o próximo ano verbas que permitam a concretização destas linhas.
Mas, é igualmente necessário ter presente compromissos há muito assumidos com a região e as populações que não podem continuar a ser defraudados. Nesse sentido, a DORP do PCP alerta para a necessidade de garantir a ligação entre o ISMAI e a Trofa – criando um interface na estação ferroviária, em Metro e que a anunciada opção de fazer o percurso entre o Muro e a estação da CP na Trofa em autocarro (ao qual chamam pomposamente metrobus) não serve a população e prejudicará a mobilidade, condicionando a atractividade desta opção de transporte público.
A DORP alerta ainda para propostas que estão a ser indevidamente abandonadas – como a linha de Metro do Campo Alegre, no Porto, ou a ligação entre o Campo Alegre e as Devesas, em Gaia. Chama ainda a atenção para a necessidade de perspectivar a eficiência futura da rede de Metro, desde logo com a união das ligações a Gondomar (entre Fânzeres e o Souto) assegurando a circularidade da rede em Gondomar e aumentando o serviço às populações.
Porto, 12 de Outubro de 2023
Gabinete de Imprensa da DORP do PCP