Ao longo de 20 anos, o PCP esteve sozinho a defender a implementação do Passe Único na Área Metropolitana do Porto.
A persistência do PCP e a luta permitiu vencer a resistência dos restantes partidos e implementar importante medida.
Apesar deste importante avanço, na Área Metropolitana do Porto, os autarcas do PS e do PSD estão a boicotar ou reduzir a aplicação de alguns dos descontos previstos:
- Ainda não está em vigor o desconto do chamado “Passe família” nem há previsão da sua aplicação;
- Há limitações à utilização e várias crianças que ainda não conseguiram aceder ao “Passe Sub-13”, que deveria garantir a utilização gratuita para as crianças até aos 13 anos em toda a Área Metropolitana do Porto;
- O desconto para reformados é de 25%, quando deveria ser de 50%, como acontece na Área Metropolitana de Lisboa;
- Aumentaram os problemas de sobrelotação dos transportes públicos porque na Área Metropolitana do Porto não foram tomadas medidas para o reforço da oferta, com mais transportes, principalmente em horas de ponta.
Em Setembro, a deputada Diana Ferreira escreveu ao presidente do Conselho Metropolitano do Porto solicitando uma reunião com carácter de urgência para abordar estes problemas. Até hoje, continua sem resposta.
Esta postura do Conselho Metropolitano e dos vários presidentes de Câmara do distrito está a prejudicar os utentes que não usufruem dos descontos para os quais foi atribuída verba em orçamento de estado.
Por outro lado, o Conselho Metropolitano e as autarquias da região não cumpriram com as suas responsabilidades na garantia do alargamento da oferta de transportes públicos, originando situações de verdadeira sobrelotação em horas de ponta.
A situação é inaceitável e merece o nosso repúdio. Nesse sentido, a DORP do PCP decidiu convocar um protesto público, na próxima quarta-feira, dia 16, pelas 18 horas, frente ao Conselho Metropolitano do Porto, na Avenida dos Aliados nº 236.
Porto, 12 de Outubro de 2019
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP