Transportes e Comunicações
Grupo Parlamentar do PCP chama Ministro ao Parlamento por causa da linha do Metro até à Trofa
Considerando aquelas que foram declarações do Ministro do Ambiente a um jornal nacional, afirmando que o prolongamento da linha do metro até à Trofa não se iria concretizar, importava esclarecer a posição do Governo sobre essa matéria.
Perante a intervenção do PCP questionando os passos dados para a concretização dessa mesma resolução e reafirmando a injustiça sofrida pela população da Trofa (há mais de 14 anos à espera que sucessivos governos cumpram o prometido), o Sr. Ministro confirmou a não concretização desta justa medida e informou que estão a ser procuradas soluções em colaboração com a Câmara Municipal da Trofa.
O PCP reafirma a necessidade de cumprir as recomendações da Assembleia da República, designadamente no que diz respeito ao prolongamento da linha do metro até à Trofa. Reitera ainda o seu compromisso de se continuar a bater por este objectivo, relembrando que a população da Trofa viu a sua linha de comboio ser encerrada há 14 anos com a promessa de abertura de uma linha de metro.
É nesse mesmo seguimento e considerando a necessidade de se tomarem medidas urgentes que o Grupo Parlamentar do PCP apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando uma Audição ao Ministro do Ambiente, sobre a situação dos transportes públicos.
De entre os vários pontos deste requerimento, encontra-se especificamente sobre a Trofa, afirmando que “Relativamente à expansão da rede Metro do Porto, o Ministro do Ambiente proferiu declarações que contradizem o projeto de resolução aprovado pela Assembleia da República e que prevê a expansão da rede até à Trofa, lançando dúvidas e justificada apreensão nas populações afetadas.”
Esta é uma luta que o PCP continuará a travar, como tem travado ao longo de todos estes anos.
Porto, 29 de setembro de 2016
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP