1. A Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do Partido Comunista Português (PCP) saúda a luta dos jornalistas ao serviço do Jornal de Notícias, que iniciam hoje uma greve de dois dias em defesa dos seus postos de trabalho, da preservação e pelo futuro do JN, património único e insubstituível da cidade do Porto, da região Norte e do país.
2. O PCP tem vindo a acompanhar com preocupação, mas também com iniciativa, a situação na empresa Global Media Group, e em particular no JN, designadamente tendo apresentado na Assembleia da República propostas com vista à preservação e classificação do seu arquivo e da sua sede no centro da cidade e manifestado apoio à acção de protesto dos seus trabalhadores por causa das condições decorrentes da transferência para as actuais instalações, realizada em 24 de Julho.
3. Com a denúncia de que a Administração tenciona desencadear um despedimento colectivo abrangendo 150 trabalhadores, 40 dos quais ao serviço do JN, 30 da TSF e um número indeterminado em O Jogo, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou, em 24 de Novembro, uma pergunta ao Governo, questionando as tutelas do Trabalho, da Cultura e Comunicação, da Economia e das Finanças sobre a situação na empresa, medidas de salvaguarda dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores, a garantia de transparência da propriedade GMG e o estado da negociação da alienação das acções da Agência Lusa detidas pelo grupo.
4. Face ao agravamento da situação, o PCP apresentou ainda, em 29 de Novembro, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto um requerimento, que será apreciado na reunião de amanhã, para a audição das delegadas sindicais dos jornalistas naqueles órgãos de informação, bem como da presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, envolvendo assim a Assembleia da República no acompanhamento da luta dos trabalhadores e contribuindo para que a ERC esclareça a identificação dos detentores do capital da GMG.
5. Expressando toda a sua solidariedade empenhada à luta em curso no JN, o PCP, desde sempre comprometido com as lutas dos trabalhadores, salienta também a importância da missão dos seus profissionais e do jornal na cidade, na região e no país na auscultação dos anseios das populações e na difusão da informação indispensável à plena cidadania, papel este que redobra a justeza do combate pela preservação dos postos de trabalho e do JN.
06.DEZ.2023
DORP do PCP