O PS chumbou hoje o requerimento do Grupo Parlamentar do PCP para audição sobre a situação dos trabalhadores da empresa "Apeadeiro 2020" no serviço de Bar e refeições dos comboios da CP.
No requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP pretendia-se ouvir o Presidente da CP e o Ministro das Infraestruturas face à situação de salários em atraso e inaceitável desrespeito pelos trabalhadores da empresa que assegura o serviço de bar e refeições nos comboios alfa e intercidades.
Trata-se de uma situação que o PCP considera inadmissível, com prejuízos tanto para os trabalhadores como para os utentes, já que os comboios circulam actualmente sem serviço de bar e refeições, acrescentando-se que é de grande gravidade que uma empresa não garanta o pagamento atempado dos salários aos trabalhadores. A CP deve proceder à integração dos trabalhadores e garantia do serviço, e é indispensável pagar imediatamente aos trabalhadores o lhes é devido.
O PCP insiste em considerar que a CP e o Governo não podem ser insensíveis ao sofrimento destes trabalhadores, muitos dos quais estão a ser atirados para situação de incumprimento de compromissos financeiros pelo facto de não receberem os seus salários atempadamente. Há casais entre os trabalhadores afectados.
Urge resolver esta situação, salvaguardar os postos de trabalho, dar estabilidade aos trabalhadores, respeitar os seus direitos e pagar atempadamente os salários, para o que o PCP entende ser da máxima urgência que sejam prestados os devidos esclarecimentos.
Uma delegação da DORP do PCP esteve hoje em contacto com os trabalhadores concentrados na Estação de Campanhã, dando conta desta posição dos deputados do PS de profunda desconsideração sobre a situação destes trabalhadores e suas famílias, que sofrem com a falta de pagamento dos salários e exigem medidas e respostas que se arrastam da parte Governo PS e pelas quais o PCP se continuará a bater.
Porto, 15 de Março de 2023
Gabinete de Imprensa da DORP do PCP