O PCP esteve hoje em contacto com os trabalhadores do distrito, em diferentes acções, tendo contado com a presença da deputada Diana Ferreira.
Estivemos com os trabalhadores das cantinas, em luta frente à AHRESP, exigindo salários dignos, o fim da precariedade, o fim dos despedimentos, a negociação da contratação colectiva e a manutenção dos direitos nela consagrados.
Reunimos com a Direcção Regional do SEP, tendo sido transmitidas preocupações com a desvalorização da profissão, com a não progressão nas carreiras, com a precariedade que ainda persiste, bem como a necessidade de se vincularem os enfermeiros contratados ao abrigo das medidas excepcionais da COVID.
Estivemos junto dos trabalhadores da Preh, numa distribuição e reunimos com o SITE-Norte, que nos transmitiu a realidade de vários atropelos laborais, utilizações abusivas do recurso ao lay-off, reforçando o crime económico e social que representa o encerramento da Refinaria do Porto, manifestando preocupações com a situação da Efacec e a sua reprivatização.
Os contactos que hoje fizemos confirmam a importância da interpelação ao Governo agendada pelo PCP para dia 19, sobre s defesa dos direitos dos trabalhadores.