O deputado do PCP, Jorge Machado, contactou hoje com os trabalhadores das pedreiras para dar a conhecer a proposta aprovada que, por iniciativa do Partido, garante a possibilidade de reforma antecipada e sem cortes para estes trabalhadores.
O PCP transformou a luta em proposta e foi aprovado o alargamento do regime de reforma antecipada dos mineiros do fundo da mina aos trabalhadores das lavarias de minério e aos trabalhadores das pedreiras, da extração e transformação da pedra.
Os trabalhadores das lavarias de minério e os trabalhadores da extração e transformação da pedra serão abrangidos pelo regime especial de acesso às pensões de invalidez e velhice previsto no Decreto-Lei n.º 195/95 de 28 de julho.
Este é o resultado de uma luta de décadas pelo reconhecimento da enorme penosidade deste trabalho na saúde e no corpo destes trabalhadores. A proposta do PCP tem décadas e a sua aprovação agora é inseparável da luta corajosa destes trabalhadores. A aprovação da proposta do PCP provou que valeu e vale a pena lutar.
Os mineiros e trabalhadores das pedreiras, os trabalhadores em regime de turnos e todos os trabalhadores podem contar com o PCP na luta e intervenção pelo emprego com direitos.
Neste momento, o PCP saúda todos os mineiros e trabalhadores das pedreiras, todos os trabalhadores e apela ao reforço da luta pela revogação das normas gravosas da legislação laboral, fim da caducidade da contratação coletiva e reposição do princípio do tratamento mais favorável.
A mobilização dos trabalhadores será determinante para a valorização do trabalho e um caminho de progresso e justiça social, uma política patriótica e de esquerda que o país tanto precisa.