Os trabalhadores do porto de Leixões cumpriram ontem 24 horas de greve às horas ímpares na senda da greve nacional convocada pelo Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística.
A acção de luta foi convocada face aos contínuos abusos e atropelos aos direitos dos trabalhadores nos vários portos do país. No porto de Leixões no próprio dia da greve verificou-se a substituição ilegal dos trabalhadores grevistas, vários trabalhadores foram ameaçados para que não fizessem greve e a própria Autoridade para as Condições do Trabalho foi impedida de aceder ao porto quando chamada pelo sindicato para verificar as irregularidades que se verificavam.
Junto dos trabalhadores concentrados esteve presente uma delegação do PCP que integrou Diana Ferreira, deputada à Assembleia da República e José Pedro Rodrigues Vereador na Câmara Municipal de Matosinhos e membro da Direcção Regional do Porto do PCP. A delegação do PCP saudou a luta dos trabalhadores e afirmou a solidariedade e o compromisso do PCP com a denúncia dos abusos verificados. Só a luta dos trabalhadores do porto de Leixões pode travar os comportamentos criminosos instalados e garantir o respeito e a dignidade de quem todos os dias trabalha e contribui para a economia nacional.