Trabalho
PCP em defesa da investigação científica com qualidade e com direitos
Não obstante a importância da investigação científica para o conhecimento e para o desenvolvimento económico e social do nosso país, sucessivos Governos têm vindo a desinvestir e a degradar as condições em que no nosso país se produz trabalho científico.
Ao subfinanciamento temos que acrescentar o grave problema da precariedade laboral dos trabalhadores científicos. Na verdade, vive-se nos centros de investigação científica a lei da selva onde impera a precariedade. A título de exemplo no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, todos os investigadores têm um vínculo precário porque não existe, sequer, quadro de pessoal para estes profissionais e há investigadores a leccionar nas universidade a título de voluntariado com os chamados contratos a zero%.
O PCP reitera que a estabilidade laboral e financeira é fundamental para garantir as condições necessárias para que os trabalhadores científicos possam desenvolver o seu trabalho, não haja interrupções e saídas de quadros e investigação para o estrangeiro e se promova investigação científica com a estabilidade e a continuidade que o país precisa.
O PCP relembra que a investigação científica, nas suas diversas áreas (incluindo as ciências sociais como a linguística) é uma peça fundamental para o desenvolvimento do nosso país pelo que se impõe a mudança das opções que têm desgraçado o nosso país.