Trabalho
Saudação à luta dos Médicos em defesa do SNS
greve em curso e pela participação na concentração junto ao Ministério da Saúde.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma conquista da Revolução de Abril, hoje a sua defesa é um imperativo nacional. Fruto do SNS e do trabalho dos seus profissionais registou-se uma extraordinária melhoria das condições de saúde da população.
As políticas seguidas pelos últimos governos, agravadas com a aplicação das medidas que PS, PSD e CDS acordaram com a Troika, protagonizam uma ofensiva privatizadora numa dimensão nunca vista que afecta gravemente o direito à saúde.
São consequências que também resultam da perspectiva do grande capital, e dos governos ao seu serviço, não de privilegiar a saúde, mas olhando para a doença como uma grande oportunidade de negócio.
O governo tem promovido a transferência da prestação de cuidados de saúde para os grandes grupos privados do sector que viram os seus lucros subir 20% face a 2011. Os cortes feitos pelo actual governo de 1667 milhões de euros no Orçamento da Saúde e o conjunto de medidas impostas visam a degradação do SNS e das condições de vida e de trabalho dos seus profissionais.
A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP manifesta a solidariedade dos comunistas com os médicos na luta que actualmente travam considerando que hoje como no passado, a sua contribuição é imprescindível para a defesa do SNS.
A luta dos profissionais de saúde e das populações são capazes de travar a actual ofensiva contra o SNS.
O PCP sublinha que só é possível concretizar a defesa de um SNS universal, geral e gratuito, com a ruptura com a política de direita, exigindo desde logo a demissão do governo e a convocação de eleições antecipadas, abrindo caminho a uma política patriótica e de esquerda que assuma os valores de Abril no futuro de Portugal.
Porto, 9 de Julho de 2014
A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP