Tribuna pública, Domingo, 15h, com Alfredo Maia (deputado do PCP)
A população de Santo Tirso, à semelhança da grande maioria do povo português, vê-se hoje confrontada com o resultado de décadas de políticas de desinvestimento e desvalorização do Serviço Nacional de Saúde. As opções de sucessivos governos de não defender o SNS, com o seu carácter público, universal e gratuito, enquanto direito e conquista de Abril e de, pelo contrário, abrir o caminho ao negócio e à mercantilização da saúde, têm deixado as populações cada vez mais desprotegidas e sem a garantia de um serviço público fundamental e de qualidade. É urgente investir no Serviço Nacional de Saúde, salvaguardar o seu carácter público e valorizar os profissionais de saúde.
A realidade do Hospital Conde de São Bento - Santo Tirso, integrado no Centro Hospitalar do Médio Ave, tem sido marcada pelo esvaziamento de serviços e valências – como o desaparecimento da Maternidade e da Unidade de internamento de Cirurgia - com consequentes prejuízos para estas populações. Nos últimos anos, persistem os relatos de um conjunto de situações que demonstram o sub-dimensionamento do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA). Aos relatos de falta de espaço no internamento, que leva a que os doentes passem dias em condições precárias e sem a dignidade que se exige em momentos de fragilidade, de lacunas ao nível do pessoal, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que persistem, acrescem os relatos do encerramento das urgências no verão, da falta de transportes entre as unidades, da falta de materiais básicos, como batas, luvas, máscaras e desinfectantes o que demonstra o estado limite a que está a chegar este Hospital.
Não obstante os investimentos recentes aí realizados, o certo é que a única solução verdadeiramente eficaz passa pela construção de um hospital de raiz, no que somos acompanhados pelos profissionais de saúde e utentes.
Em função dos problemas que encontramos o PCP continuará empenhado na luta pela construção de um novo hospital desde logo em mais uma acção de contacto com a população este domingo dia 15, dia em que se assinala o aniversário da fundação do SNS, numa tribuna em frente ao Hospital, que contará com a participação de Alfredo Maia, deputado do PCP na Assembleia da República.