O Grupo Parlamentar do PCP tem colocado, de forma sistemática, a necessidade de o Governo iniciar o processo de construção do novo hospital da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
A necessidade de construir um novo hospital que substitua os dois hospitais que hoje servem os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde está há muito tempo identificada. Sucessivos Governo do PS, PSD e CDS, reiteraram a necessidade da construção, mas nunca iniciaram o processo da sua construção.
Importa lembrar que as autarquias abrangidas chegaram, inclusivamente, a acordo quanto à localização do hospital e cederam os terrenos para esse efeito. Contudo, e apesar de sucessivos apelos e afirmações sobre a necessidade de substituir os actuais hospitais, o futuro hospital Póvoa de Varzim e Vila do Conde não sai do papel.
Entretanto, as actuais instalações do Centro hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão degradadas e necessitam de obras urgentes que permitam o normal funcionamento até que se construa o novo hospital.
Mantendo a intervenção persistente sobre o assunto e exigindo respostas ao Governo, o Grupo Parlamentar do PCP manteve este tema como central na sua intervenção e nas exigências de resposta que reclama do Ministério da Saúde.
A persistência do PCP parece agora dar frutos com o governo a assumir, em resposta a um questionamento dos deputados comunistas, que há um “projeto de investimento de reabilitação e melhoramento das instalações do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no valor de 3.230.000,00€”.
Espera-se agora que o Centro Hospitalar e a ARS-Norte procedam à rápida elaboração das peças processuais para o lançamento do concurso necessário à concretização da obra.
A DORP do PCP reitera o seu empenho em acompanhar este processo e tudo fazer para garantir que rapidamente se concretiza.
A DORP do PCP valoriza igualmente o papel crucial que tiveram os utentes na luta e reivindicação de melhores condições no Centro Hospitalar e na construção de uma unidade nova. A manutenção e intensificação da luta dos utentes será fundamental para a concretização deste justo anseio das populações.
Porto, 5 de Junho de 2019
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP