Saúde
Deputados do PCP reuniram com Administrações dos Hospitais de São João e Pedro Hispano
Nas referidas reuniões foi possível constatar que se avolumam os constrangimentos ao funcionamento do hospitais públicos e que os últimos quatro “anos de Troika” foram particular maus para o SNS. Destacaram-se dois tipos de problemas que o sector enfrenta:
Dificuldades financeiras
- Registou-se uma quebra significativa no investimento, com particular significado na manutenção e na aquisição de equipamentos. No HSJ, por exemplo, a verba disponível para investimento em equipamentos e manutenção foi reduzida de 20 milhões de euros para cerca de 4 milhões.
- Em consequência das limitações financeiras, os hospitais públicos têm adiado os investimentos – na prática “empurrando o problema” para a frente – e encontram-se agora numa situação limite, necessitando de investimentos muito avultados.
- Verificou-se haver um acordo unânime relativamente à desadequação do actual modelo de modelo de financiamento dos hospitais, comprovando as críticas do PCP que oportunamente alertaram para o facto do financiamento “à peça” não ser capaz de responder às necessidades do funcionamento do sector da saúde.
Falta de recursos humanos
- Registam-se dificuldades muito sérias na contratação de pessoal, quer para a substituição temporária de trabalhadores, quer para a contratação de novos profissionais.
- Em resultado dos entraves colocados à contratação, os hospitais públicos são forçados a recorrer ao trabalho extraordinário em todas as áreas.
Estas e outras questões abordadas nestas reuniões, serão consideradas na elaboração do programa eleitoral da CDU para o distrito do Porto.
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
Porto, 17 de Julho de 2015