A DORP do PCP reuniu com a Direcção e o Comando dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, tendo afirmado o reconhecimento do importante e insubstituível papel que assumem na resposta ao socorro e emergência, arriscando muitas vezes a própria vida numa missão heróica e altruísta para salvar vidas..
Na reunião foi evidente que, fruto de insuficientes dotações orçamentais e enquadramento legal do financiamento, as Associações Humanitárias de Bombeiros vivem grandes dificuldades económicas. Situação que se agravou com o aumento do preço dos combustíveis.
O PCP destacou que a profissionalização dos Bombeiros não pode continuar a significar precariedade, ausência de carreiras, de direitos e baixos salários, nem substitui a importância do voluntariado que deve ser incentivado, reconhecido e apoiado.
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um Projecto de Resolução na Assembleia da República sobre a Política de Protecção Civil que visa responder a estes problemas e necessidades dos Bombeiros e das Associações Humanitárias.
NECESSIDADE DE AUMENTO DAS INSTALAÇÕES NÃO PODE SER INVIABILIZADA
Outro dos problemas abordados foi o da necessidade de alargamento do quartel para terrenos contíguos, há muitos anos previsto, que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses agora pretende inviabilizar com a construção nesse local de habitação.
O PCP reconhece a necessidade de reforçar a oferta de habitação a preços controlados, mas não pode deixar de alertar que existem vários terrenos públicos que podem ser aproveitados para esse fim, sem inviabilizar o alargamento das instalações do quartel dos Bombeiros no Marco de Canaveses, nos terrenos do “Lapoceiro”, como há muito está previsto.