«Transformações e rearrumação de forças» foi o mote do debate promovido pelo Sector Intelectual da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, no sábado, 6.
A iniciativa decorreu no centro de trabalho de Matosinhos e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, que durante a tarde debateram a situação internacional com Albano Nunes. O membro da Comissão Central de Controlo lançou, aliás, a reflexão colectiva sublinhando que, no fundamental, a situação internacional continua ainda marcada pelo aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e pela contraofensiva imperialista face às derrotas do socialismo no Leste da Europa e ao desaparecimento da URSS - causas próximas da agudização da tensão internacional, do avanço de forças reaccionárias e fascizantes e dos perigos da guerra. Mas também pelo prosseguimento da resistência anti-imperialista e da luta dos trabalhadores e dos povos, que têm lugar por todo o mundo.
O debate decorreu de forma viva, percorrendo várias latitudes e processos, da América do Sul até ao Leste da Europa, com a realidade da guerra a cruzar-se com a de vários países que emergem com um crescente peso económico e político e capacidade de iniciativa no plano das relações internacionais.
Um enquadramento global e uma crise estrutural do sistema capitalista, realçou-se também na iniciativa, que confirmam a importância e acerto da tese do PCP, segundo a qual «grandes perigos de retrocesso social e civilizacional coexistem com reais potencialidades de avanços progressistas e revolucionários», sendo, para isso, fundamental recuperar o atraso relativo do factor subjectivo, e designadamente reforçando partidos comunistas e revolucionários, concluiu-se.