A criação das Regiões Administrativas, constitucionalmente consagradas desde 1976 continua por concretizar.
Objecto das mais elogiosas referências, mesmo dos que a ela se têm oposto, sobre o seu significado para uma efectiva descentralização e para a adiada racionalização da administração do Estado e dos seus serviços, as opções têm sido sempre as de afastar a sua concretização. Ciclicamente sucedem-se as iniciativas que em nome do indisfarçável preenchimento da dimensão regional em termos de condução e definição de políticas que lhe correspondam, persistem em apresentar soluções baseadas nos limites da desconcentração.
A sucessão de anúncios do governo, bem como o acordo entre o PS e o PSD para a chamadas "descentralização" não passam de mais uma tentativa de transferência de competências do governo para as autarquias, com sonsequente desresponsabilização da administração central em matérias da sua efectiva competência, designadamente no âmbito das funções sociais do Estado.
20 anos depois do Referendo à Regionalização, continua na ordem do dia a urgência de a questão ser resinscrita como elemento incontornável em qualquer projecto de descentralização que corresponda às eigências e necessidades do País.
ver intervenção de Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República e membro da DORP
ver intervenção de Jaime Toga, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP
ver intervenção de Ana Oliveira, Economista, Investigadora
ver intervenção de Diana Ferreira, Deputada do PCP na Assembleia da República, membro da DORP do PCP
ver intervenção de Pedro Carvalho, Economista
ver intervenção de Pedro Miguel Vieira, Presidente da Junta da União de Freg. de Fânzeres e São Pedro da Cova, membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias, membro da DORP do PCP
ver intervenção de Alfredo Monteiro, Presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses
ver intervenção de Demétrio Alves, Engenheiro e investigador, foi o 1º Secretário da Área Metropolitana de Lisboa