É com profunda tristeza e pesar que o Secretariado da DORP do PCP cumpre o doloroso dever de informar que faleceu hoje António dos Santos Graça, militante do PCP.
Nascido em Agosto de 1943, no Porto, o camarada António Graça destacou-se desde jovem na luta contra as injustiças, pela democracia e a liberdade.
Foi dirigente associativo na Faculdade de Medicina do Porto. Foi preso pela PIDE em 1966 devido à sua participação no Movimento Associativo Estudantil e na luta contra a Guerra Colonial.
Militante do PCP desde os 17 anos, assumiu as mais diversas tarefas e responsabilidades.
Durante a ditadura fascista integrou, entre outros, o Organismo do PCP responsável pelo trabalho junto do Movimento Estudantil no Porto.
Após a revolução de Abril de 1974, António Graça desenvolveu uma intensa actividade partidária e integrou vários organismos. Foi membro da Direcção da Organização Regional do Porto, do Conselho Regional do Porto, do Sector Intelectual do Porto e da Comissão Concelhia de Matosinhos.
Foi candidato da CDU em diversos actos eleitorais e foi eleito na Assembleia Municipal de Matosinhos entre 1976 e 2000.
Médico Cirurgião, foi Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de São João, no Porto. Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Médicos de Carreira Hospitalar. Além de competente profissional, foi empenhado defensor do Serviço Nacional de Saúde.
À sua família, o Secretariado da DORP do PCP apresenta as suas mais sentidas condolências e sentimentos de amizade e solidariedade.
Porto, 7 de Junho de 2024
O Secretariado da DORP do PCP