O Centenário do PCP é assinalado também no distrito do Porto com mais de uma centena de iniciativas ao longo desta semana evocando a sua história heróica de 100 anos de luta e afirmando hoje o seu projecto de futuro.
Face à situação actual, marcada por graves problemas económicos e sociais e de saúde pública, em que a epidemia além dos seus efeitos directos é aproveitada para promover retrocessos, para pôr em causa direitos políticos, económicos, sociais e culturais, afectando profundamente as condições de vida, o PCP não se cala, fará ouvir a sua voz, fará do seu centenário uma jornada de luta, sobre os problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam, de mobilização e exigência para a sua resolução, de defesa e afirmação do seu ideal e do seu projecto libertador.
Desde ontem e até sábado de manhã está em curso o contacto com trabalhadores e a distribuição de um folheto em que o PCP reafirma o seu compromisso de sempre como Partido dos trabalhadores, o Partido que está ao seu lado todos os dias e cujo projecto é indissociável dos seus interesses e aspirações a uma vida melhor, à libertação de todas as formas de exploração e opressão.
Na sexta-feira, dia 5, terá lugar uma sessão de homenagem aos militantes comunistas, homens e mulheres, filhos do povo trabalhador, intelectuais e artistas que passaram pela cadeia da PIDE do Porto e foram alvo das mais violentas atrocidades como consequência da sua opção de não abdicar de lutar pelo derrube da ditadura e pela liberdade e a democracia no nosso país. A sessão, marcada para as 17 horas, terá lugar junto ao edifício onde funcionou a prisão da PIDE, actual Museu Militar, na rua do Heroísmo, e contará com a participação de Paulo Raimundo, do Secretariado do Comité Central.
A semana terá o seu momento culminante no sábado, dia em que se assinala o centenário da fundação do PCP, em 6 de Março de 1921. Serão promovidas 100 acções por todo o País, sob o lema «Liberdade, Democracia, Socialismo – Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento».
No distrito do Porto, a partir das 14h30 do dia 6 de Março, as acções realizar-se-ão nas seguintes localidades:
· Porto, Avenida dos Aliados
· Gondomar, Praça Manuel Guedes
· Maia, Parque Maia (junto ao Metro Fórum da Maia)
· Matosinhos, Praceta Álvaro Cunhal, Senhora da Hora
· Póvoa Varzim, Praça do Almada
· Santo Tirso, Praça 25 de Abril
· Valongo, Largo do novo Centro de Trabalho do PCP, em Ermesinde
· Vila do Conde, Praça Vasco da Gama
· Vila Nova de Gaia, Av. da República, junto ao Metro em "João de Deus"
· Penafiel, Praça do Município
· Amarante, Alameda Teixeira Pascoaes
· Paredes, Parada de Todeia, frente à Junta de Freguesia
· Baião, Junto ao Monumento a Soeiro Pereira Gomes, em Gestaçô