Cerca de duas centenas de amigos e camaradas participaram na passada sexta-feira, 27 de Abril, na Sessão Pública sobre "o papel do PCP na vida nacional e a luta pela alternativa", com a presença e intervenção de João Oliveira, presidente do Grupo Parlamentar e membro da comissão política do Comité Central.
Após o enquadramento dos objetivos da iniciativa promovida pela DORP e apresentada pela deputada Diana Ferreira, coube a Jorge Machado fazer o balanço da actual legislatura, das conquistas e avanços alcançados no distrito no quadro da actual solução política, como a reversão da privatização da STCP e do hospital de Santo Tirso ou a aprovação de projetos de resolução, nomeadamente relativo à gestão pública do Centro de Reabilitação do Norte.
João Oliveira fez uma retrospectiva do percurso da actual fase da vida política nacional, o afastamento do governo do PSD/CDS, a nova correlação de forças, o governo do PS e o papel determinante do PCP desde a noite de 4 de outubro de 2015. Na sessão decorreram ainda várias intervenções dos presentes, quer para valorizar o papel do PCP quer para questionar os deputados sobre vários problemas que, apesar da esperança criada e de decisões já tomadas, continuam por resolver, nomeadamente a precariedade que afecta vários sectores. Joao Oliveira reafirmou que os deputados do PCP não desperdicarão nenhuma oportunidade para defender os direiros dos trabalhadores, para a reposição e conquista de direitos, sendo que só luta organizada pode obrigar o PS a libertar-se de compromissos que mantém com o PSD e o CDS, com os interesses do grande capital e da UE. Jaime Toga, responsável da Organização Regional do Porto, integrou a intervenção do PCP na actual solução política no quadro da luta pela alternativa e a proposta do Partido para uma política patriótica e de esquerda, etapa dos objectivos do PCP para a construção de uma democracia avançada e a luta pelo socialismo, aspectos que não se pode perder de perspectiva nas pequenas lutas diárias.
O presidente do Grupo Parlamentar do PCP participou ainda em mais quatro sessões no distrito do Porto no dia 28 de Abril. Logo pela manhã, numa tribuna pública junto ao hospital da Póvoa, João Oliveira e Jorge Machado reafirmaram os compromissos e o trabalho do PCP com vista à defesa do Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde, numa sessão muito participada e que constitui mais uma jornada em defesa do Serviço Nacional de Saúde e do direito das populações à saúde pública e de qualidade.
Da parte da tarde seguiu-se uma sessão em defesa da reativação do transporte de passageiros na linha de Leixões, com a introdução de novas estações, projecto este já apresentado pelo PCP e recentemente aprovado na Assembleia da República. O dia terminou com um encontro com o sector da cultura e um jantar comemorativo do 25 de Abril, em Rio Tinto, com muito entusiasmo e onde não faltaram as canções que marcaram o período revolucionário.