PCP
Comunicado da DORP do PCP
As Eleições do passado domingo ficam marcadas pela derrota do PSD/CDS que perdeu mais de 700 mil votos, 12 pontos percentuais e 25 deputados (quatro dos quais no distrito), deixando de ter maioria absoluta e condições para prosseguir a acção destruidora dos últimos quatro anos assente na postura do “quero, posso e mando” e de afronta à Constituição da República.
A CDU desenvolveu uma campanha de massas, realizando milhares de contactos com os trabalhadores e as populações, denunciando as consequências da política de direita e os seus responsáveis, apresentando soluções para uma vida melhor no distrito do Porto e no país.
Tendo, no plano nacional, obtido mais votos, maior expressão eleitoral e mais mandatos, a CDU alcançou um importante resultado. No distrito, atingiu todos os seus objectivos, destacando-se o aumento de cerca de 3800 votos, o reforço da expressão eleitoral nos 18 concelhos e a eleição do terceiro deputado, algo que não acontecia há cerca de 30 anos!
A campanha realizada e o resultado obtido são indissociáveis do envolvimento dos candidatos e de milhares de militantes e activistas do PCP, do PEV e da JCP, bem como de muitos homens e mulheres sem Partido que participaram na campanha da CDU, consolidando-a como espaço de convergência de democratas e patriotas.
A DORP do PCP afirma o seu empenho na concretização dos compromissos com que os candidatos se apresentaram aos eleitores e promoverá o aprofundamento da ligação dos deputados com os trabalhadores, as populações e as instituições da região.
Assim, a DORP do PCP decidiu:
· Reabrir o gabinete dos deputados do PCP no distrito do Porto, onde Jorge Machado, Diana Ferreira e Ana Virgínia receberão todos aqueles que queiram colocar propostas, denúncias e problemas para tratamento na Assembleia da República.
· Até final do ano, nos 18 concelhos do distrito, promover visitas, reuniões e sessões públicas com os deputados, ouvindo as preocupações, problemas e propostas dos trabalhadores e populações para as integrar na acção parlamentar.
Face ao aprofundamento dos problemas da região, os deputados eleitos pela CDU no distrito do Porto:
· Solicitaram uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Norte, com o objectivo de avaliar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde às necessidades, na qual serão pedidas explicações sobre a “Carta dos Serviços de Saúde Primários do Porto” e os inadmissíveis problemas que surgiram recentemente no Hospital de Santo Tirso, designadamente o que levou ao fecho das urgências por falta de médicos, no passado dia 4 de Outubro.
· Apresentarão, logo que tomem posse, uma proposta para a reversão do processo privatização da Metro do Porto e STCP.
Nestes tempos de incerteza, face às injustiças, à exploração e às desigualdades que resultam da acção de sucessivos governos de política de direita, mas tendo também presente a alteração da composição da Assembleia da República e as possibilidades que abre para uma mudança de política a DORP do PCP reafirma a determinação dos comunistas do distrito do Porto na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e do Povo, para uma política patriótica e de esquerda, para uma vida melhor, por um Portugal com futuro.
Manifestando o seu empenho em contribuir para o êxito da candidatura de Edgar Silva ao cargo de Presidente da República, a DORP do PCP agendou para dia 17 de Outubro, pelas 15 horas, um Comício, no Auditório do ISEP, no qual intervirão Edgar Silva e Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.
Porto, 9 de Outubro de 2015
A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP