Educação
População contra o encerramento da escola EB1 da Lage
Esta escola reúne todas as condições de funcionamento, no ano de 2013/2014 teve 78 alunos e está dentro dos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação para continuar em funcionamento.
Está em optimas condições, visto ter sido alvo de investimentos quer camarários quer da junta de freguesia e ainda de verbas provenientes de trabalho voluntário da população.As salas de aula estão equipadas com mobiliário adequado e com aquecimento central. Existem espaço de recreio e recreio coberto, refeitório com capacidade para mais de 100 refeições, e as crianças são servidas ainda por um polidesportivo com as medidas oficiais, relvado sintético e equipamento para a prática de futebol, andebol e voleibol e 4 balneários.
Esta é uma escola situada numa das poucas Freguesias CDU do Distrito do Porto e poderá ser mesmo considerada uma unidade escolar de referência pelas condições que oferece.
Está bem visível o embuste e a mentira do Governo no que concerne à questão do encerramento de escolas. Neste como na esmagadora maioria dos casos do que se trata mesmo é de critérios meramente economicistas, poupando na educação pública para benefício dos privados e dos grandes grupos económicos.
Na reunião que os representantes da população tiveram com representantes do ministério da educação não foi revelada qualquer abertura por parte do governo para rever esta injusta situação, pelo que a conclusão foi o de continuar a luta pelo não encerramento da escola.
Nesta iniciativa esteve presente uma delegação da direcção da organização regional do Porto do PCP.