A deputada do PCP, Diana Ferreira, reuniu esta sexta-feira, 12 de Junho, com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte - SITE Norte para discutir a situação da EFACEC, tendo participado também trabalhadores da empresa.
Lembrando que esta é uma empresa estratégica empresa estratégica para a região e o país, que o PCP há vários anos tem acompanhado a sua evolução, a deputada comunista destacou, no final da reunião que deve ser considerada a intervenção do Estado. Nesse sentido, Diana Ferreira anunciou que o PCP apresentará na Assembleia da República uma proposta visando assegurar o controlo público desta importante empresa da indústria nacional, defendendo os postos de trabalho, respondendo às necessidades mais imediatas de tesouraria, projetando a sua integração e desenvolvimento no quadro do Sector Empresarial do Estado, colocando a EFACEC ao serviço do desenvolvimento económico da região e do País.
A apresentação desta proposta por parte do PCP tem como objectivo a recuperação do controlo público da Efacec associada a uma estratégia de garantia do controlo público de empresas e sectores estratégicos do País e não como uma medida transitória que se esgote na salvaguarda dos interesses da banca nesta empresa estratégica. Aquilo que se impõe é uma estratégia do País que defenda a Efacec, os postos de trabalho e a economia nacional. O objetivo tem de ser o de assegurar a continuidade da empresa. Mas não só, a Efacec não pode cair em mão estrangeiras, designadamente da concorrência, que a tornariam irrelevante, no máximo uma sua mera subsidiária.
Porto, 12 de Junho de 2020
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP